Coreia do Norte (Explicação)

 

Origem do conflito da Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Na 2ª guerra, o japão se rendeu, e teve que abandonar a peninsula Coreana que ocupava, havia à décadas.

O mundo se dividiu em dois, o norte , socialista e o sul capitalista.

Até a década de 50 ia bem até que o norte decidiu invadir o Sul Coreano para tentar reunir o país. EUA e China foi cada um para um lado.

O conflito deixou quatro milhões de mortos e quese levou a uma guerra mundial.

Em 53 , o acordo de paz foi assinado , mas sem um acordo de paz oficial , isso quer dizerr que os dois países ainda continuam em guerra.

O norte é sobre a ideologia Juche criada por Kin II- Sung, fundador do país. Tem o conceito de autossuficiência que explica o isolamento do país.

A segunda ideologia Sngun justifica o militarismo.

As duas estão ligadas a idolatria do país.

O sul é rico e o norte é paupérrimo.

Sul-> PIB:1,37 BILHÃO

Norte->PIB:17,4BILHÃO

Com o desmanche da RUSSIA, o norte ficou com menos recursos e sem aliados e passou por vários planos economicos frustrados e uma série de desastres naturais.

Nos anos 90 contribuiram para uma epidemia de fome que assolou o país.

Até hoje, a Coreia do Norte depende de ajuda humanitária, inclusive de vizinhos, até dos seus inimigos, a Coreia do Sul.

O sul passou de uma ditadura para uma democracia que se tornou um exemplo de democracia economica, sendo hoje uma das maiores potências do mundo.

Apesar de pobres, os nortes coreanos tem um arsenal militar potente. É o país mais fechado do mundo, com internet ocntrolada, não tem liberdade de imprensa, os cidadãos não podem viajar para o exterior sem a autorização do governo e o turismo só com guias oficiais. Hoje quem comanda é o Kin Jong-Un, assumiu o poder em 2011 depois da morte de seu pai. Kin Jong-Un matou muitos que foram contra o seu regime. E também não assinou o tratado de proíbição de armas nucleares. A tensão aumentou cjom o governo de Trump nos EUA.