Dicas de revisão – Hardware2 para concursos
Processador
CPU -> É o cérebro do computador. Podemos falar também que é o coração do computador. Dentro da cpu, temos a ula e a uc.
ULA-> unidade lógica aritmética. Faz os cálculos.
UC-> unidade de controle ou seja, unidade de seção. Faz as buscas e entrega da instrução e com quem o pc vai se comunicar.
Os processadores chegaram até as versões dos 4,8ghetz. Nunca chegaram a 5ghetz, devido ao problema de mecânica que é o aquecimento do pc fazendo com que os processadores se derretião.
A resolução do problema foi a opção de criar vários núcleos no processador. Aí conseguiram ter mais de 5 ghetz. Essa opção de vários núcleos chama-se multicore.
Temos processadores de 32 bits e 64 bits.
Bios:
A bios é a primeira etapa quando se liga um computador. Ela verifica todos os componentes de hardware para ver se estão funcionando, como memória, processadores, se estão bem encaixados, dando um barulho (bip).
Quando a memória está com algum problema, o barulho do bip é prolongado.Ocorre vários bips. Tem também bip quando a placa de vídeo não está encaixada certa.
Depois que a bios verifica os componentes do computador, aí passa a carregar o sistema operacional (S.O).
A bios é um software que significa basic input/ output system).
input -> entrada de dados.
output-> saída de dados.
Ou seja, bios é sistema básico de entrada e saída.
O firmware que é um programa, localizado no chip de memória Rom, comanda o hardware, mesmo sem o sistema operacional (SO).
Encontramos firmware em dispositivos como smart tv, vídeos games, etc. No computador, esse firmware é a própria bios.
O firmware muitas vezes precisa de atualizações.
A bios faz o post (power on self test), dando um bip, dizendo que está tudo correto.
Temos na bios, duas configurações, são elas:
Uma que pode ser configurada e a outra fechada, pelo fabricante.
A seqüencia de boot pode ser modificada na bios. Ela é a inicialização do computador.
Nos computadores antigos, verificamos que a inicialização começa primeiro acionando o drive de discket.
Ela pode ser configurada ou seja, modificada, no chip CMOS( complementary mexal-oxide semicondutor). Essa CMOS é alimentada pela bateria de relógio. E quando a bateria está vencida, quando desliga o computador, as configurações são perdidas. Tem bateria que dura muito tempo.
As configurações que não podem mecher, que são do fabricante, estão na memória rom (que é imutável, não pode alterá-la).
Para entrar na bios, podemos, dependendo do modelo do pc, apertar a tecla delete várias vezes, ou F8, ou F2.
O post power é só para ver se está tudo funcionando.
O setup da bios ou seja, a própria bios, é um software que está guardado ou seja, armazenado, no chip, parte física, da memória rom. Lembre-se disso, está na memória rom.
Lembrete: se a bios é um software, então não podemos dizer que o setup está armazenada, guardada, na bios, porque ela é um software, ela está armazenada em algum lugar na parte física, hardware, o que pode ser tocado, fisicamente. Então, ela está guardada no chip de memória rom, que é um hardware, ou seja , uma parte física.