Sign In

Blog

Latest News
Política Viçosa mg

Política Viçosa mg

Os partidos e líderes políticos estão intensificando suas negociações para montar as melhores chapas eleitorais. Em 6 de outubro de 2024, eleitores de todos os municípios do Brasil irão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que guiarão as cidades durante o período de 2025 a 2028.

Em Viçosa, MG, a expectativa é alta em torno das candidaturas para prefeito e vice-prefeito, com a possibilidade de uma disputa acirrada entre nomes conhecidos. O atual prefeito, Raimundo Nonato Cardoso, já expressou sua intenção de tentar a reeleição, o que, se bem-sucedido, o tornaria o primeiro a conquistar quatro mandatos consecutivos na cidade. Apenas ele e Antônio Chequer alcançaram três mandatos até agora.

Há também a possibilidade de Luís José de Arruda Alves (Tilu), atual vice-prefeito, se candidatar de forma independente. Além disso, o ex-prefeito Ângelo Chequer (que governou de 2015 a 2020) está avaliando a receptividade do seu nome entre os eleitores para decidir se entrará na corrida eleitoral. Outro ex-prefeito que pode retornar é Fernando Sant’Anna e Castro, que governou entre 1997 e 2004.

Alguns dos candidatos que participaram das últimas eleições podem tentar novamente, como o ex-vereador Sávio José e o defensor público Glauco Rodrigues, que já confirmaram seu interesse em disputar o Executivo pela primeira vez. Outros nomes conhecidos, como o juiz aposentado Omar Gilson de Moura Luz e os ex-vereadores Carlitos Alves (Meio Kilo) e Brenda Sant’Unioni, podem ressurgir, mas como candidatos a vereador.

A família Andrade também pode ter um representante nas próximas eleições, com Lacyr Andrade, ex-vice-presidente da FAV-HSJB, já lançando sua pré-candidatura. Há também especulações de que Robertinho, filho do deputado estadual Roberto Andrade, possa se candidatar em 2026 para o cargo que atualmente pertence a seu pai na Assembleia de Minas.

Em 2020, Raimundo Violeira (PSD) venceu as eleições em Viçosa com 34,26% dos votos, derrotando Dr. Glauco, que ficou em segundo lugar com 17,13% dos votos. Outros candidatos incluíram Sávio José (PT), Tia Lúcia (Cidadania), Doutor Omar (Republicanos), Professor Idelmino (PC do B), Carlitos Meio Kilo (PSL), Brenda Sant’Unioni (Patriota) e César Vieira (PROS). Naquele pleito, 23,39% dos eleitores se abstiveram de votar, e houve 4,27% de votos brancos e 6,54% de votos nulos.

O calendário eleitoral deste ano estabelece prazos importantes para partidos, candidatos e eleitores, incluindo a janela partidária de 7 de março a 5 de abril, durante a qual vereadores podem trocar de partido sem perder seus mandatos. Já a realização das convenções partidárias está prevista para o período de 20 de julho a 5 de agosto, quando os partidos definirão seus candidatos para as eleições.

jackson

jackson

View all posts by jackson

guia comercial e de notícias

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *