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Correção da prova específica Saae viçosa mg

Correção da prova específica Saae viçosa mg

Prova conhecimento específico do saae de viçosa mg comentada. 

Isso é só para vocês terem uma idéia para quem está aflito e quer saber se acertou ou não. É apenas uma correção feita por nós. Não garantimos a exata correção. Pode haver algum erro. Então, fique ligado ao gabarito oficial.

Não coloquei as respostas numeradas porque não sei se todas as provas são iguais.

V (Verdadeira):
Verificar a limpeza dos frascos, materiais e equipamentos é essencial para evitar contaminação das amostras. Resíduos ou sujeiras podem comprometer os resultados dos ensaios, especialmente em análises químicas ou microbiológicas. Portanto, essa é uma prática padrão em procedimentos de coleta de amostras.

 

  1. “Verificar a limpeza dos frascos, materiais e equipamentos.”Verdadeira
  2. “Empregar os preservantes corretos para cada tipo de ensaio, cuidar para não tocar com a mão partes internas dos frascos, tampas e batoques para não comprometer as análises.”Verdadeira

A afirmação que corresponde às condições e aos padrões de lançamento de efluentes geralmente aborda a necessidade de atender a regulamentações ambientais estabelecidas por órgãos competentes. Tais condições incluem limites para parâmetros como pH, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio), temperatura, óleos e graxas, metais pesados, entre outros.

Errado.

Águas consideradas “especiais” (como águas destinadas ao abastecimento público sem tratamento, preservação ecológica ou usos que exigem alta qualidade) não devem receber nenhum tipo de efluente, seja industrial ou doméstico, independentemente de estar tratado ou dentro dos padrões de lançamento. Isso é necessário para proteger sua qualidade e assegurar que continuem adequadas para os usos especiais previstos.

Os efluentes, mesmo tratados, geralmente só podem ser lançados em corpos d’água classificados para usos menos restritivos e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Para responder corretamente, por favor forneça as alternativas disponíveis. Com base na Portaria GM/MS Nº 888/2021, posso ajudar a analisar e selecionar a alternativa correta sobre os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde.

A Portaria aborda parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos que a água deve atender para ser considerada segura para o consumo humano. Envie as opções para avaliarmos juntos! 😊

Errado.

 

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Segundo a Portaria GM/MS nº 888/2021, o padrão de turbidez para água tratada na saída da Estação de Tratamento de Água (ETA) não pode ser maior que 0,5 UT (Unidade de Turbidez) para sistemas convencionais e 5,0 UT é um limite máximo permitido apenas em situações excepcionais para sistemas simplificados, dependendo da qualidade da água bruta e da tecnologia utilizada. Portanto, essa alternativa está incorreta.

Agora vamos avaliar cada alternativa com base na Portaria GM/MS nº 888/2021:


Alternativa B: “E. coli é parâmetro de qualidade microbiológica somente para ETA tipo SAA.”

Errado.
O parâmetro E. coli é obrigatório para todos os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, não se limitando apenas às ETAs do tipo SAA (Sistema de Abastecimento de Água). A presença de E. coli indica contaminação fecal e representa risco à saúde em qualquer tipo de sistema.


Alternativa C: “Em ETA que faz uso de filtração por membrana, o VPM da turbidez é 0,1 em 99% das amostras analisadas.”

Correto.
A Portaria GM/MS nº 888/2021 estabelece que o Valor Máximo Permitido (VMP) de turbidez para sistemas que utilizam filtração por membrana é de 0,1 UT em 95% das amostras analisadas mensalmente, o que está próximo ao citado na alternativa.


Alternativa D: “Em ETA com filtração lenta, a turbidez é analisada a cada 30 minutos como controle de qualidade.”

Errado.
O controle de turbidez em sistemas com filtração lenta não exige análises tão frequentes como a cada 30 minutos, sendo geralmente realizado com menor frequência em comparação aos sistemas de filtração rápida ou por membrana.


Alternativa E: “O prazo para monitoramento de esporos de bactérias aeróbias é de 24 meses quando detectado E. coli na saída do tratamento.”

Errado.
O monitoramento de esporos de bactérias aeróbias não é condicionado apenas à detecção de E. coli. Além disso, a frequência depende do risco associado ao sistema de abastecimento, mas não há indicação na portaria de um prazo de 24 meses especificamente associado a este parâmetro.


Resposta correta: C

 

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“Em ETA que faz uso de filtração por membrana, o VPM da turbidez é 0,1 em 99% das amostras analisadas.”

 

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Aqui está a análise das alternativas com base na Resolução CONAMA nº 430/2011 e legislações correlatas:


Alternativa A: “É possível fazer a diluição de efluente para que este se adeque à temperatura do corpo receptor.”

Errado.
A Resolução CONAMA nº 430/2011 proíbe a diluição de efluentes como forma de adequação aos padrões de qualidade, incluindo a temperatura. O efluente deve atender aos parâmetros antes do lançamento no corpo receptor.


Alternativa B: “Dioxinas e furanos não são substâncias citadas na Resolução CONAMA nº 430/2011.”

Certo.
De fato, dioxinas e furanos não estão explicitamente mencionados na Resolução CONAMA nº 430/2011. Esses compostos são tratados em outros regulamentos e normas ambientais devido à sua alta toxicidade e persistência no meio ambiente.


Alternativa D: “Os POPs são efluentes com VPM definidos somente na Resolução CONAMA nº 430/2011.”

Errado.
Os POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) são regulamentados por tratados internacionais como a Convenção de Estocolmo, além de outras normativas nacionais. A Resolução CONAMA nº 430/2011 não é a única norma que menciona ou estabelece limites para esses compostos.


Alternativa E: “Na zona de mistura, serão admitidas concentrações de substâncias em desacordo com os padrões de qualidade estabelecidos para o corpo receptor, desde que não comprometam os usos previstos para o mesmo.”

Certo.
A Resolução CONAMA nº 430/2011 permite que, na zona de mistura, as concentrações possam exceder os padrões de qualidade do corpo receptor, desde que não comprometam os usos previstos do corpo d’água e respeitem os limites estabelecidos para os efluentes na saída do emissário.


Resumo das respostas:

  • A: Errado
  • B: Certo
  • D: Errado
  • E: Certo

Para responder corretamente a essa questão, seria necessário analisar as alternativas que você gostaria de verificar. No entanto, com base nas resoluções CONAMA nº 357/2005 e nº 430/2011, os padrões de lançamento de efluentes em corpos receptores hídricos abordam diversos aspectos, como qualidade da água, limites de parâmetros e a proteção dos usos da água.

Essas resoluções estabelecem as condições para a proteção dos corpos d’água e os limites máximos para substâncias contaminantes nos efluentes. Se você fornecer as alternativas, posso ajudar a identificar qual delas corresponde corretamente aos padrões de lançamento de efluentes de acordo com as legislações mencionadas.

Analisando as alternativas em relação à Resolução CONAMA nº 430/2011 e Resolução CONAMA nº 357/2005, a alternativa correta é:

Alternativa E: “Na zona de mistura, serão admitidas concentrações de substâncias em desacordo com os padrões de qualidade estabelecidos para o corpo receptor, desde que não comprometam os usos previstos para o mesmo.”

Essa alternativa está correta, pois a zona de mistura é a área onde os efluentes podem ser lançados em concentrações que, por um curto período, podem ultrapassar os padrões de qualidade estabelecidos para o corpo receptor, desde que não prejudiquem os usos previstos para aquele corpo d’água (como abastecimento público, recreação, pesca, etc.), conforme as condições previstas na Resolução CONAMA nº 357/2005.


Alternativa B: “Dioxinas e furanos não são substâncias citadas na Resolução CONAMA nº 430/2011.”

Errado.
Embora dioxinas e furanos não sejam listadas explicitamente na Resolução CONAMA nº 430/2011 como substâncias com padrões de lançamento, elas são compostos tóxicos e persistentes regulamentados por outras normativas ambientais e pela Convenção de Estocolmo. Portanto, a alternativa não está correta em relação ao que se pede.


A alternativa E é a correta.

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Aqui está a análise das assertivas com base na Portaria GM/MS nº 888/2021:

1. “Na ausência de tanques de contato, a coleta de amostras de água para verificação de presença/ausência de coliformes totais suprimidos de mananciais subterrâneos, deverá ser em local a montante ao primeiro ponto de consumo.”

Verdadeira (V)
A Portaria GM/MS nº 888/2021 determina que, na ausência de tanques de contato, as amostras para a verificação de coliformes totais devem ser coletadas a montante do primeiro ponto de consumo, ou seja, antes de qualquer ponto de distribuição, para garantir a qualidade da água antes do uso.


2. “A representatividade dos pontos de coleta nos reservatórios é diferente da rede, devendo observar o plano amostral de cada unidade.”

Verdadeira (V)
Os pontos de coleta nos reservatórios e na rede de distribuição podem ter características diferentes, como variação de pressão, volume e uso. Por isso, deve-se seguir um plano amostral específico para cada unidade, garantindo que as amostras sejam representativas das condições da água fornecida.


3. “Caso seja comprovado o impedimento da realização do monitoramento individual de cada unidade filtrante, poderá ser realizado o monitoramento na mistura do efluente dos diferentes filtros.”

Verdadeira (V)
Se houver impossibilidade de monitorar cada unidade filtrante individualmente (por exemplo, devido a falhas operacionais ou limitações logísticas), o monitoramento pode ser feito na mistura do efluente dos diferentes filtros. Isso é permitido para garantir que a água final atenda aos padrões de qualidade, mesmo que o monitoramento não seja feito por unidade filtrante isolada.


Resumo das respostas:

  • Assertiva 1: Verdadeira (V)
  • Assertiva 2: Verdadeira (V)
  • Assertiva 3: Verdadeira (V)

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De acordo com a NR 33 (Norma Regulamentadora nº 33), que trata da segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, as responsabilidades das organizações são bem definidas. Vamos analisar cada uma das afirmações:

1. “Fornecer as informações sobre os riscos e medidas de prevenção.”

Verdadeira (V)
A organização é responsável por fornecer informações claras sobre os riscos e as medidas de prevenção associadas aos espaços confinados, a fim de garantir que os trabalhadores compreendam os perigos e como evitá-los.


2. “Identificar e elaborar o cadastro de espaços confinados.”

Verdadeira (V)
A organização deve identificar e elaborar um cadastro de espaços confinados dentro de suas instalações. Este cadastro deve conter todos os locais que se qualificam como espaços confinados e ser mantido atualizado para garantir o controle e a segurança.


3. “Providenciar a capacitação inicial e periódica das equipes de emergência e salvamento.”

Verdadeira (V)
A NR 33 exige que a organização capacite de forma inicial e periódica as equipes de emergência e salvamento, garantindo que estas equipes estejam preparadas para atuar de forma eficaz em situações de risco.


4. “Supervisionar as atividades em espaços confinados executadas pelas organizações contratadas.”

Verdadeira (V)
A organização contratante é responsável por supervisionar as atividades em espaços confinados realizadas por terceiros ou organizações contratadas. Isso inclui garantir que as normas de segurança e os procedimentos estabelecidos pela NR 33 sejam seguidos.


Resumo das respostas:

  • Afirmação 1: Verdadeira (V)
  • Afirmação 2: Verdadeira (V)
  • Afirmação 3: Verdadeira (V)
  • Afirmação 4: Verdadeira (V)

Portanto, todas as afirmações são verdadeiras de acordo com a NR 33.

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Com base nos requisitos descritos na ABNT NBR 12216:1992 sobre a captação e os tipos de água para abastecimento público, aqui está a análise das assertivas:

1. “Águas do tipo A precisam somente de correção do pH.”

Falsa (F)
Águas do tipo A são aquelas de boa qualidade, geralmente provenientes de mananciais com baixo nível de poluição. Apesar de poderem necessitar de ajustes simples, como a correção do pH, elas frequentemente exigem também processos de desinfecção, mesmo que não haja necessidade de tratamentos mais complexos, como coagulação ou filtração. Portanto, a afirmativa é falsa ao sugerir que apenas a correção de pH é suficiente.


2. “Águas do tipo B necessitam, além de desinfecção e correção do pH, passar pelo processo de decantação e filtração.”

Verdadeira (V)
Águas do tipo B são de qualidade média, podendo apresentar maior turbidez e concentração de matéria orgânica. Além da desinfecção e correção de pH, elas geralmente requerem processos de decantação e filtração para remover impurezas e garantir a potabilidade.


3. “Águas tipo C necessitam passar por processo de coagulação, seguida ou não de decantação, filtração em filtros rápidos, desinfecção e correção de pH.”

Verdadeira (V)
Águas do tipo C são aquelas com maior contaminação e turbidez, sendo necessário o uso de processos mais intensivos. A coagulação é um processo essencial para a remoção de impurezas, seguido (ou não) de decantação, filtração em filtros rápidos, desinfecção e correção de pH, para garantir a qualidade da água.


Resumo das respostas:

  • Afirmação 1: Falsa (F)
  • Afirmação 2: Verdadeira (V)
  • Afirmação 3: Verdadeira (V)

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De acordo com a Portaria GM/MS nº 888/2011, que estabelece os padrões e responsabilidades relacionados ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e Sistema de Abastecimento de Água Condominial (SAC), as responsabilidades dos responsáveis por esses sistemas estão bem definidas. Vamos analisar as assertivas e identificar qual delas não corresponde às atribuições descritas pela portaria.

1. “Exercer controle da qualidade da água para consumo humano.”

Correto.
Os responsáveis pelo SAA e SAC devem exercer controle da qualidade da água, monitorando os parâmetros físico-químicos e microbiológicos para garantir que a água fornecida esteja dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.


2. “Realizar pessoalmente as amostras para ensaios físico-químicos.”

Errado.
Embora os responsáveis pelo SAA e SAC precisem assegurar a coleta de amostras para os ensaios, não é necessário que realizem pessoalmente as amostras. O processo de amostragem pode ser realizado por profissionais treinados, com a supervisão do responsável.


3. “Exigir dos fornecedores os laudos dos produtos por eles fornecidos e devem seguir os critérios descritos na ANSI/NSF 61.”

Correto.
Os responsáveis devem exigir dos fornecedores laudos de conformidade, especialmente para produtos químicos e materiais que entram em contato com a água, seguindo as exigências da ANSI/NSF 61, que trata da segurança de materiais para contato com água potável.


4. “Exigir dos fornecedores o LARS e CBRs, considerando a ABNT NBR 15784.”

Errado.
Não há exigência na Portaria GM/MS nº 888/2011 para que os responsáveis pelo SAA e SAC exijam os LARS (Laudo de Avaliação de Risco Sanitário) e CBRs (Certificados de Boas Práticas de Resíduos), considerando a ABNT NBR 15784. Esses documentos não são mencionados diretamente pela portaria. A exigência principal envolve a conformidade com normas sanitárias, mas não essas específicas.


5. “Manter a avaliação sistemática da SAA ou SAC.”

Correto.
Os responsáveis devem manter a avaliação sistemática dos sistemas, incluindo a realização de inspeções periódicas, para garantir o cumprimento das normas e a qualidade da água fornecida.


Resumo:

  • Afirmação 1: Correta
  • Afirmação 2: Errada
  • Afirmação 3: Correta
  • Afirmação 4: Errada
  • Afirmação 5: Correta

Portanto, as afirmações 2 e 4 são erradas e não correspondem às atribuições estabelecidas pela Portaria GM/MS nº 888/2011.

 

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De acordo com a Norma Regulamentadora NR 10, que estabelece as condições mínimas de segurança para trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, vamos analisar as alternativas e identificar qual delas está incorreta:

a) “O prontuário de instalações elétricas para estabelecimentos com carga instalada acima de 75 kW deve manter documentação das inspeções.”

Correta.
A NR 10 exige que o prontuário das instalações elétricas, para estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW, contenha registros das inspeções realizadas, como forma de garantir que as instalações estão sendo mantidas de acordo com os requisitos de segurança.


b) “Os cronogramas de adequação não fazem parte do prontuário de instalações elétricas, mas devem ser elaborados e mantidos pelo responsável técnico.”

Incorreta.
De acordo com a NR 10, os cronogramas de adequação são parte integrante do prontuário de instalações elétricas. Eles devem ser elaborados e mantidos, mas fazem parte do prontuário, e não apenas responsabilidade do responsável técnico. Portanto, essa afirmativa está incorreta.


c) “O prontuário para estabelecimentos com carga instalada acima de 75 kW deve ter treinamento ofertado aos trabalhadores.”

Correta.
A NR 10 exige que para estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW, o prontuário inclua documentos sobre os treinamentos oferecidos aos trabalhadores, garantindo que eles estejam capacitados para trabalhar de forma segura com instalações elétricas.


d) “As empresas que operam em instalações integrantes do sistema elétrico de potência devem possuir prontuário e com descrição dos procedimentos de emergência.”

Correta.
Para as empresas que operam em instalações do sistema elétrico de potência, a NR 10 exige que o prontuário contenha a descrição dos procedimentos de emergência, de modo a garantir a segurança dos trabalhadores e a correta reação em casos de acidentes elétricos.


e) “Os documentos técnicos previstos no prontuário devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.”

Correta.
De acordo com a NR 10, os documentos técnicos que fazem parte do prontuário das instalações elétricas devem ser elaborados por um profissional legalmente habilitado, como um engenheiro eletricista, garantindo que todas as normas de segurança sejam cumpridas.


Resumo:

A alternativa incorreta é a b, que afirma que os cronogramas de adequação não fazem parte do prontuário de instalações elétricas, quando, na verdade, eles devem sim ser incluídos no prontuário, conforme a NR 10.

 

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De acordo com a ABNT NBR 12216:1992, que trata do projeto de Estações de Tratamento de Água (ETA) para abastecimento público, vamos analisar as alternativas sobre o uso de produtos químicos, conforme as condições estabelecidas na norma:

a) “O dosador volumétrico não pode ser usado na dosagem de cal hidratada.”

Correta.
A norma realmente estabelece que o dosador volumétrico não é adequado para a dosagem de cal hidratada devido às características dessa substância, que podem causar variações na dosagem devido à sua forma e características físicas. O dosador adequado seria o dosador gravimétrico para produtos como cal hidratada.


b) “Para a dissolução de sulfato de alumínio, são necessários dois tanques.”

Correta.
A NBR 12216:1992 exige que o sulfato de alumínio seja dissolvido em dois tanques. O primeiro tanque é para a dissolução inicial e o segundo para garantir a dissolução completa, o que ajuda a evitar a formação de precipitados.


c) “A cal virgem deve ser isolada de qualquer outro produto químico.”

Correta.
A cal virgem é altamente reativa e pode reagir de maneira inadequada com outros produtos químicos, portanto, deve ser armazenada isolada de qualquer outro produto químico para evitar reações indesejadas e riscos para a segurança.


d) “Em instalações com consumo superior a 50 kg/dia de cloro, deve-se prever a utilização de cilindros de cloro de 1 t.”

Incorreta.
De acordo com a NBR 12216:1992, o cloro deve ser armazenado de forma segura e, para instalações com consumo superior a 50 kg/dia, a norma especifica a utilização de cilindros de cloro de 1 t apenas em condições específicas de necessidade e segurança, sendo que a norma não exige automaticamente esse tamanho de cilindro para todas as instalações. Portanto, essa afirmação pode ser considerada incorreta, pois a exigência de cilindros de 1 t pode não ser universal.


e) “As instalações de cilindros de cloro devem ter as chaves ou interruptores instalados fora do recinto.”

Correta.
De acordo com as normas de segurança, as instalações de cilindros de cloro devem ter os interruptores ou chaves fora do recinto onde os cilindros estão armazenados, para garantir a segurança no caso de emergências, evitando o risco de acidentes durante o manuseio.


Resumo:

A alternativa incorreta é a d, que afirma que, para consumo superior a 50 kg/dia de cloro, deve-se prever automaticamente a utilização de cilindros de cloro de 1 t. A NBR 12216:1992 não impõe essa exigência de forma absoluta, sendo uma recomendação baseada em condições específicas.

 

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Vamos analisar as assertivas sobre bombas centrífugas radiais, com base nas características e classificações dessas bombas:

a) “Elas são classificadas como simples estágio ou multiestágios.”

Verdadeiro.
As bombas centrífugas radiais podem ser simples estágio (quando a bomba realiza uma única etapa de compressão) ou multiestágios (quando há várias etapas de compressão dentro da mesma bomba, o que é utilizado para aumentar a pressão do fluido). Isso é uma característica comum das bombas centrífugas, que podem ser configuradas para atender a diferentes requisitos de pressão.


b) “O rotor radial de fluxo simples e fechado é utilizado para líquidos sem sólidos em suspensão.”

Verdadeiro.
O rotor radial de fluxo simples e fechado é utilizado para líquidos limpos, ou seja, sem sólidos em suspensão, uma vez que esse tipo de rotor não é projetado para lidar com materiais abrasivos ou partículas sólidas. A sua construção é eficiente para líquidos limpos, garantindo um bom desempenho de bombeamento.


c) “O rotor radial aberto de três pás é utilizado para movimentar lodo de esgoto.”

Verdadeiro.
O rotor radial aberto de três pás é uma configuração específica que é utilizada para líquidos com sólidos em suspensão, como o lodo de esgoto. A construção aberta do rotor permite que partículas sólidas passem sem entupir a bomba, sendo uma escolha adequada para líquidos mais “pesados” ou com material sólido.


Resumo:

Todas as assertivas são verdadeiras:

  • As bombas centrífugas radiais podem ser simples estágio ou multiestágios.
  • O rotor fechado de fluxo simples é adequado para líquidos limpos.
  • O rotor aberto de três pás é usado para movimentar lodo de esgoto.

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Vamos analisar cada uma das assertivas sobre os cuidados com os procedimentos de coleta de amostras:

a) “Verificar a limpeza dos frascos e dos materiais e equipamentos.”

Verdadeiro.
A limpeza dos frascos e dos materiais de coleta é essencial para evitar qualquer contaminação da amostra. Materiais ou equipamentos sujos podem alterar os resultados dos ensaios, comprometendo a precisão da análise.


b) “Empregar os preservantes corretos para cada tipo de ensaio.”

Verdadeiro.
A utilização dos preservantes adequados é fundamental para garantir que a amostra seja preservada nas condições ideais até a análise. Isso pode incluir a adição de substâncias químicas que evitam a degradação ou alterações na composição da amostra.


c) “Cuidar para não tocar com a mão partes internas dos frascos, tampas e botoques para não comprometer as análises.”

Verdadeiro.
Evitar o contato com as partes internas dos frascos, tampas e botoques é uma prática essencial para impedir a contaminação da amostra. O toque manual pode transferir sujeiras ou microrganismos que alteram a composição da amostra, comprometendo os resultados.


Resumo:

Todas as assertivas são verdadeiras. Cada um desses cuidados é fundamental para garantir a qualidade e a confiabilidade das amostras coletadas e, consequentemente, dos resultados dos ensaios.

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